Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Notícias


*Entrevista concedida em 03 de março de 2020

**Rebecca Saad é médica infectologista pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Atua na área de Gestão de Saúde e na coordenação de Controle de Infecção Hospitalar em hospitais de grande porte. 


O Brasil está preparado para lidar com o surto do novo coronavírus?

Eu acredito que sim. O Ministério da Saúde está atuando muito bem, em sintonia com a Organização Mundial da Saúde, sempre rápido e de forma responsável. Desde janeiro faz um trabalho muito sério, tratando o assunto com bastante cautela e sem criar uma atmosfera de pânico, o que seria desnecessário. O Ministério fez um plano de trabalho e garantiu que os laboratórios de referência conseguissem fazer o exame para detectar o coronavírus. Também designou hospitais de referência em todas as regiões. 

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), Dr. Fernando Sabia Tallo, realizou a palestra “Atualização em reanimação cardiopulmonar” durante a 9ª edição do Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, que nesse ano, aconteceu junto com o 1º Simpósio de Urgências e Emergências Clínicas. O evento é uma realização do Instituto Professor Antonio Carlos (IACL) em parceria com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM).  

O  “Tratado de Medicina de Urgência e Emergência - da Graduação à Pós-graduação”, uma realização da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), está inscrito para a 61ª edição do Prêmio Jabuti  na categoria Ciências . Os jurados do prêmio são os responsáveis por selecionar os finalistas que irão concorrer em 19 categorias.

 

A obra, inédita, é o primeiro e único tradado escrito no País sobre a Medicina de Urgência e Emergência. Com 2.344 páginas, distribuídas em dois volumes, o tratado traz um conteúdo abrangente e detalhado no manejo das urgências e emergências médicas em todas as situações do dia-a-dia que engloba.

 

Além disso, a publicação conta com a colaboração de mais de 455 profissionais da área de saúde. Entre eles, os presidentes da SBCM e da Abramurgem, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes e Dr. Fernando Sabia Tallo, respectivamente.

 

Voltado principalmente a Emergencistas, Socorristas, Intensivistas, Clínicos, Cirurgiões, Residentes em Emergência Médica, Medicina Intensiva, Clínica Médica e Cirurgia, o tratado pode ser adquirido no site da Editora Atheneu (www.atheneu.com.br) .

Dia 13 de março às 19h

Fernando Tallo
"Síndromes Convulsivas no Pronto-Socorro"

 

Está programado para acontecer em dezembro de 2016 a segunda edição do Congresso Acadêmico em Urgências e Emergências da Bahia (CAUEB). O evento, realizado pela primeira vez em 2014, teve como proposta a integração das faculdades de medicina do Estado. Confira mais informações na página do CAUEB no FACEBOOK.

A Abramurgem Regional - DF abre inscrições para o I Simpósio Brasiliense de Urgências e Emergências! De 05 a 07 de maio de 2016 no auditório do Hospital do Coração do Brasil (HCBr)